Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Escola particular é condenada por cobrar valores adicionais de aluno com autismo

há 7 anos

Escola particular condenada por cobrar valores adicionais de aluno com autismo

A fim de combater toda e qualquer forma de discriminação em virtude de deficiência, a Lei 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão da PcD - estabeleceu várias regras no âmbito educacional, tanto para instituições públicas quanto privadas, inclusive tipificando crimes em diversas condutas que forem contrárias aos seus preceitos.

Quero destacar aqui um dispositivo que tem causado polêmica por parte das escolas particulares e os empreendedores do ramo. Trata-se do do § 1º do art. 28 da LBI, que já foi questionado perante a o STF e teve declarada a sua constitucionalidade pela Suprema Corte. Em suma, o "choro é livre" e a lei é válida, devendo ser aplicada de forma efetiva.

Esse dispositivo da LBI proíbe que qualquer instituição privada de ensino cobre valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas em razão da deficiência de algum aluno ou dos recursos especializados que ele eventualmente necessite.

Para quem acha que a lei não pega, recentemente tivemos mais um exemplo da força normativa da LBI. A juíza Adriana Carla Feitosa Martins, do 9º Juizado Especial Cível e Criminal de Maceió, condenou um colégio daquela Capital a restituir R$ 14.670,00 a uma mãe que pagava mensalidade mais cara em virtude da deficiência de seu filho, fora a indenização por dano moral que também foi aplicada.

A mãe ajuizou a ação em face do colégio alegando a cobrança de valores adicionais na mensalidade de seu filho que tem autismo. Em defesa a instituição argumentou que a criança necessita de cuidados especiais e que contrata uma auxiliar para realizar o acompanhamento da criança.

Acertadamente a magistrada invocou o art. 28 da LBI para condenar o colégio. Além de determinar o pagamento da restituição e da indenização por danos morais, a juíza declarou nulo o aumento no valor da mensalidade, devendo a mãe da criança pagar o valor correspondente à mensalidade padrão da escola. (Decisão no processo nº 0000335-14.2015.8.02.0082 TJ/AL)

Não podemos aceitar nenhum direito a menos. A Lei Brasileira de Inclusão é o diploma mais rico no que tange à proteção e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e deve ser invocada perante o Poder Judiciário sempre que for preciso.

Blog do Thiago Helton - Portal R7 - www.thiagohelton.com.br

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direitos das Pessoas com Deficiência
  • Publicações48
  • Seguidores96
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2107
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-particular-e-condenada-por-cobrar-valores-adicionais-de-aluno-com-autismo/438087237

Informações relacionadas

Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
Artigoshá 6 anos

Pode escola cobrar a mais por aluno portador de "TEA"? Em nenhuma circunstância.

Ana Helena, Advogado
Artigoshá 2 anos

Escola que nega matrícula a aluno autista pode ser condenada em multa e danos morais

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJ-DF: XXXXX-20.2022.8.07.0001 1675201

Gibson Soares, Advogado
Artigoshá 2 anos

A EDUCAÇÃO ESPECIAL na rede privada de ensino: o direito à inclusão de crianças e adolescentes deficientes nas escolas particulares

John Alves, Advogado
Notíciashá 6 anos

Direito à educação para autistas: Escola pode negar matrícula à criança em razão do autismo?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Na prática quem vai pagar essa conta são os pais dos demais alunos.

É o cidadão/beneficiário promovendo política pública de inclusão. continuar lendo

É ótimo que as necessidades de todos sejam atendidas. Só me preocupa o silêncio quanto aos custos. As professoras especiais não vão trabalhar de graça. Ao contrário, tudo o que é especial é mais caro. Se a escola tinha lucros abusivos vai poder absorver esse custo sem problemas mas, se não, vai aumentar as mensalidades para compensá-los e o ideal seria que isso ficasse claro para os outros pais e eles concordassem em apoiar os pais do aluno com problemas. continuar lendo